Fazenda do Roçadinho


Fazenda do Roçadinho
 
IBGE
A Fazenda do Roçadinho está localizada anterior ao centro comercial de São José do Rio Preto. A história da Fazenda do Roçadinho abrange a época dos primeiros desbravamentos dos Sertões do Rio Pretanos século XIX. Foi construída em terras da sesmaria de Manoel Muniz de Albuquerque, requerida à Câmara Municipal de Magé em 1979. Na petição, o requerente localizava as terras solicitadas nos Sertões do Rio Preto, distrito da Vila de Magé, e a sua medição começava onde terminava a sesmaria do capitão José de Jesus da Silva.
Ao que tudo indica, a sesmaria de Manoel Muniz de Albuquerque iniciava seus limites a partir de Águas Claras, estendendo-se para o Morro Grande, Glória, Dirindi, Serra da Maravilha, Serra da Boa Vista e parte da Serra do Capim, atingindo uma légua de testada e duas léguas de sertão.
Em 1810, a sesmaria foi em parte vendida para o capitão José de Jesus da Silva, que posteriormente vendeu a metade dela para Francisco José Borges, casado, em primeiras núpcias, com Maria Joaquina Alexandrina da Silva, e, em segundas núpcias, com Maria Luiza do Nascimento. Este, por sua vez, vendeu a metade para Francisco Martins Esteves.
Ainda no ano de 1810, presume-se que a fazenda tenha sido edificada por Francisco Borges. Em 1864, a fazenda foi vendida a João de Souza Werneck pela viúva Maria Luiza do Nascimento, quando foi realizada uma reforma. Talvez as obras tenham se estendendo-se até 1868, data registrada na fachada da edificação. Em 1880, a fazenda sofreu vários desmembramentos, no trecho que se localiza na Rua Cel. Francisco Limongi. A Fazenda está localizada no entroncamento das antigas estradas de São José, da Glória e Águas Claras.
Estas vias contribuíram para a primeira estrada que fazia ligação entre Magé, Teresópolis e São José, onde ramificava para Bemposta, Paraíba do Sul e para Aparecida. Foram donos da Fazenda do Roçadinho (a partir de 1810): Francisco José Borges; João de Souza Werneck; Manoel Pinheiro de Souza Resende; José Cândido do Vale; Joaquim Pereira da Silva.
Fonte: INEPAC
 
 

Comentários

  1. Bacana seu blog, Eryka!

    Você é de São José do Vale do Rio Preto mesmo?

    Abraço,

    CLARINDO
    INSTITUTO AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL-IAPAC
    São João de Meriti, RJ
    amigosdopatrimonio@gmail.com
    www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com.br
    www.facebook.com/amigosdopatrimoniocultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sou porém minha família materna nasceram em São José, por isso tenho um carinho enorme pela cidade

      Excluir
  2. Moro nesta cidade e eu nunca pensei que iria ler uma matéria deste patamar sobre ela. Parabéns pelo empenho nas informações históricas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas